Governo do Estado do Espírito Santo
08/03/2024 15h23 - Atualizado em 08/03/2024 15h38

Dia da Mulher: Detran|ES realiza ações educativas e homenageia motoristas e servidoras

Foto: Iago Torezani/Ascom Detran|ES

Na tarde desta sexta-feira (08), as equipes de Educação e Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), fizeram uma abordagem educativa apenas com as motoristas mulheres que passaram pela Praça da Ciência, em Vitória.  

As condutoras receberam uma orientação educativa de trânsito e foram homenageadas com uma flor customizada. A equipe também participou da Operação Rosas de Aço no posto da PRF de Viana, com foco em combater a violência contra a mulher e reforçar a segurança viária.  

Pela manhã, a equipe de Educação de Trânsito realizou uma ação nas bancas de provas práticas para homenagear mulheres examinadoras e candidatas, que receberam uma flor. A abordagem foi feita nas áreas de exames dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, São Mateus e Jaguaré.  

Curso de mecânica para mulheres  

Nessa quinta-feira (07), véspera do Dia Internacional da Mulher, foi realizado o primeiro curso de Mecânica Básica de Motocicleta de 2024 para 30 mulheres, no município de Jaguaré. O curso faz parte das atividades da Escola Pública de Trânsito.  

O objetivo é proporcionar às mulheres o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, como compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, além de dicas de condução econômica e cuidados diários. Essa iniciativa também tem o intuito de incentivar a independência e a sensação de segurança para quem depende de ajuda externa para resolver contratempos nos seus veículos.   

Ações para servidoras  

Para as servidoras, terceirizadas e estagiárias do órgão, a equipe da Gerência de Atendimento (Geate) do Detran|ES produziu uma cartilha que conta a história da data, as conquistas das mulheres ao longo dos anos, os desafios enfrentados na atualidade e informações relevantes sobre a violência contra a mulher, além dos canais para denunciar, dicas de saúde mental e curiosidades. O material aborda ainda dados sobre a mulher no trânsito. A cartilha foi disponibilizada na intranet do órgão.  

A Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (Qualivida) promoveu também dois dias com momentos especiais de beleza na sede do Detran|ES e as trabalhadoras receberam dicas de cuidados com a pele e maquiagem. Ainda nessa quinta-feira (07), as mulheres foram recebidas em um café da tarde especial para elas, com sorteio de brindes e um momento de confraternização da equipe do órgão.  

Os servidores também foram convidados a participar da palestra com o tema "Conscientização sobre a violência contra a mulher", na manhã desta sexta-feira (08), no auditório do Detran|ES. Promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a programação foi destinada especialmente aos homens sobre os diversos tipos de violência contra a mulher.  

Mulheres no trânsito capixaba  

No Espírito Santo, as mulheres representam 34% do número de condutores habilitados. De acordo com dados do Observatório de Trânsito do Detran|ES, no ano de 2023, o percentual de sinistros de trânsito no Estado envolvendo condutoras do sexo feminino foi de 15,4%. Das 828 mortes no trânsito registradas em 2023 no Estado, 151 foram do sexo feminino, correspondendo a 18% das vítimas fatais.  

As estatísticas apontam ainda que mulheres obedecem mais às leis de trânsito no Estado. Em 2023, do total de condutores que tiveram bloqueio do direito de dirigir por suspensão, cassação, cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros impedimentos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), 80% eram homens e 20% mulheres.  

 

Informações à Imprensa:    

Assessoria de Comunicação do Detran|ES   

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles  

imprensa@detran.es.gov.br   

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard